terça-feira, 6 de setembro de 2011

Drenagem Linfática- Cuidados



Para enfatizar ainda mais a importância deste procedimento para o pós-operatório e também para o bom funcionamento da circulação (entre muitos outros benefícios), segue abaixo uma lista com os 10 iténs imprescindíveis para uma drenagem bem sucedida:





1 – Ela deve ser suave e totalmente indolor.
2 – Os movimentos devem ser ritmados.
3 – A pressão tem que ser adequada. O sistema linfático superficial, que é atingido pela drenagem manual, está logo abaixo da pele, portanto não é preciso força para estimulá-lo.
4 – A massagem promovida na drenagem deve ser feita em sentido unidirecional.
5 – Sempre começada de cima para baixo. Para o inchaço dos pés, por exemplo, a massagem parte dos gânglios para virilha. É importante preparar e deixar livre o caminho em que o líquido vai precisar passar, depois de aliviada a retenção.
6 – Se o profissional vai drenar os pés até a região da virilha, ele deve começar deslocando a linfa da coxa até ela, depois do joelho para a coxa, em seguida da perna para o joelho e do pé para a perna, finalizando com movimentos ascendentes até a virilha.
7 – Para se garantir, tenha certeza que o profissional escolhido conhece a anatomia do sistema linfático.
8 – A drenagem deve te dar maior bem-estar durante e após o tratamento.
9 – Ao término da sessão, ou mesmo antes, devemos sentir a bexiga cheia e vontade de urinar devido a maior filtração renal do líquido mobilizado.
10 – Devem ser realizados em ambientes silenciosos e relaxantes para harmonizar com o bem-estar proporcionado pelo tratamento.




Fonte: Revista Bianchini fec 2011. Pelo Dr Pigossi, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário