quinta-feira, 14 de julho de 2011

12 DICAS PARA SUA PELE


Uma pele saudável e atraente pode e deve ser conquistada a cada dia por mulheres de todas as idades com cuidados que incluem hidratação, proteção, alimentação rica em vitaminas e substâncias antioxidantes, exercícios faciais específicos, e muito mais. Acima de tudo tratar sempre no nosso rosto e corpo com carinho.




1- Esfolie seu corpo: A prática deve ser realizada uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno. Isso elimina as células mortas da camada mais externa da pele. O resultado é uma pele macia, uniforme, sedosa e pronta para a hidratação.
2- Use um bom hidratante: Para deixar sua pele super macia e mais bonita, aplique o produto escolhido duas vezes por dia, ou após o banho, com a pele seca. Os princípios ativos mais indicados são uréia, lactato de amônio, vitamina C e ceramidas. Eles puxam a água da derme, camada mais profunda da pele, ou do ar atmosférico para as partes mais superficiais aumentando a coesão das células e deixando a pele mais macia.
3- Proteja sua pele: Na cidade use protetor solar com FPS 15 ou 30, mesmo nos dias nublados. Na praia, use sempre bloqueador solar, no mínimo FPS 30 e reaplique-o a cada duas horas. O produto deve ter proteção para UVB, que causa queimadura e lesões que podem provocar o câncer de pele, e para UVB, responsável pelo fotoenvelhecimento.
4- Massageie seu rosto: Com a ponta dos dedos, dê batidas rápidas em seu rosto para aumentar a microcirculação e dar mais brilho à pele. Se quiser tonificá-la, bata levemente com colheres bem geladas.
5- Pare já de fumar: O cigarro libera radicais livre, que degradam os vasos sanguíneos e as fibras colágenas e elásticas. Isso aumenta o risco de envelhecimento precoce da pele.
6- Limpe a pele com cuidado: Use produtos específicos para o seu tipo de pele, no máximo, duas vezes ao dia. A limpeza exagerada produz sebo de rebote nas peles oleosas, ou retira todo o óleo, provocando pequenas infecções, em peles normais ou secas.
7- Tome um lanche saudável: Deixe de lado os biscoitos e doces. Prefira uma porção de nozes ou castanhas do pará. Ricas em vitaminas E selênio, elas são ótimos antioxidantes: deixam sua pele hidratada, bonita e jovem.
8- Coma folhas verdes: Pode ser espinafre, rúcula ou acelga crus. Todos são fontes de fibras, que ajudam o funcionamento do intestino e na saúde da pele. Esses alimentos contêm também vitaminas A e C. A primeira é um antioxidante que reduz o envelhecimento da pele, das unhas e do cabelo. Já a segunda participa na formação do colágeno, que garante a firmeza da pele.
9- Aumente o consumo de peixes e ostras: Salmão, arenque, sardinha e outros peixes gordurosos são ricos em ácido graxos essenciais, que aumentam o brilho da pele e melhoram sua aparência. As ostras, por sua vez, são a melhor fonte de zinco, mineral que mantém a elasticidade da pele.
10- Tenha frutas vermelhas em sua geladeira: Amora, morango, cereja, ameixa e outras frutas nessa tonalidade são ricas em antocianinas, antioxidantes que vão deixar sua pele mais jovem e bonita. Experimente consumir uma xícara por dia. Sua pele vai ficar mais firme e livre das bolsas.
11- Salpique sementes de linhaça, girassol e abóboras nas saladas: Ricas em fibras, vitaminas e ácidos graxos essenciais, previnem o envelhecimento precoce da pele.
12- Não abuse do açucar: Além de calórico, pode estimular a glicosilação, processo que destrói o colágeno e a elastina e provoca rugas.

Fonte: Revista Marie Clarie – No 243

Um comentário: