segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cuidados com a Pele no Inverno

Com a queda da temperatura do ar e a diminuição da umidade, a pele, o nosso maior órgão do corpo, sofre terríveis conseqüências.

Nessa época, é comum nossa pele apresentar áreas ressecadas que chegam a apresentar rachaduras e, em alguns casos, até sangramento. Quem tem pele seca tende a sofrer um pouco mais nessa época do ano com o aprofundamento das rugas devido à desidratação natural da pele no período de frio. Portanto, a maior preocupação que se deve ter com a pele durante o inverno é hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele. Com a hidratação desta camada haverá maior proteção da pele contra agressões externas, conseqüentemente ao frio, o que resultará numa pele mais viçosa e saudável.

A hidratação da pele se dá por via interna e externa. A interna acontece quando o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele, chegando à epiderme. A externa se dá quando introduzimos água, por meio de produtos cosméticos, nas camadas mais externas da pele. No verão, as altas temperaturas fazem com que o corpo produza mais suor, levando água das camadas mais profundas para a epiderme, mantendo a pele sempre hidratada. No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo fundamental usar hidratantes. Para evitar o ressecamento, é importante realizar hidratação profunda e nutrição da pele. Essa nutrição prepara a pele para os tratamentos estéticos, tanto no rosto como no corpo.
Por fim, não se esqueça que hidratar por dentro também é fundamental. >Beber dois litros de água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor. Quando o assunto é cuidado com a pele, todo mundo aponta o sol, o verão, a praia como principais vilões.


Entretanto, os dias mais frios também são prejudiciais e, mesmo que não pareçam, os raios solares no inverno continuam sendo nocivos à pele. A fotoproteção é essencial não pela temperatura, mas sim pelas radiações que nos expomos. Luzes de todas as origens podem ser motivos de aceleração do envelhecimento e do aparecimento de manchas na pele, desde luzes de casa às radiações de monitores e TVs. Contudo, o sol é o emissor de radiação mais importante e, como sabemos, não se esconde no inverno.
Pouca gente sabe que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia-a-dia. Tal exposição é muito maior do que quando vamos à praia. Por isso, se engana quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o fotoprotetor deve ser usado todos os dias, inclusive nos dias nublados, chuvosos e aqueles dias em que não vamos sair de casa.

Cuidados com a temperatura e o tempo dos banhos também serão fundamentais nessa época.
Temperaturas muito altas do chuveiro e banhos muito prolongados provocam a evaporação da água da pele piorando o ressecamento. O uso de buchas e esfoliantes também deverão ser cautelosos, a freqüência correta de uso é de uma vez por semana para não retirar a camada protetora da pele e com isso expô-la ainda mais aos agressores climáticos.Ambientes com ar condicionado e aquecedores devem ser umedecidos. Tecidos sintéticos como acrílico, nylon e outros não devem manter contato direto com a pele. O uso de tecidos naturais como algodão diminuem os riscos de irritação e alergias. As crianças também merecem atenção especial. Vaporizadores de ambiente, uso de filtro solar e hidratante diariamente também devem ser usados nos pequenos.
Devido à menor incidência dos raios solares, a temporada fria é o período ideal para a realização de tratamentos estéticos para a pele, pois, com o clima mais frio, as pessoas diminuem a exposição ao sol permitindo melhores resultados para os tratamentos e reduzindo os riscos de manchas ou outros efeitos indesejados. Nesta estação do ano aquelas manchas indesejáveis podem ser diminuídas através de peeling e laser.

Conheça alguns tratamentos:

- Peeling de Ácido Glicólico
Indicado para o tratamento de rejuvenescimento cutâneo e manchas superficiais da pele.
- Peeling Ácido Salicílico
Indicado para o tratamento da acne.
- Peeling de Ácido Retinóico
Derivado da vitamina A, é indicado para o tratamento de rejuvenescimento, acne, manchas e alterações de superfícies da pele.
- Peeling Mandélico
O ácido mandélico atua no tratamento de manchas faciais e rejuvenescimento, indicado especialmente paras as pessoas de pele mais morena.
- Peeling Melanin
Indicado para atenuar manchas faciais e combater sinais da idade, é derivado da Vitamina A.
- Peeling de Cristal

Nenhum comentário:

Postar um comentário